Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Caso Posidonia: Povia nega perseguição a empresas e ressalta conduta isenta de servidores da Antaq

Postado 2018/03/12

Fonte: Portos e Navios

 

O diretor-geral substituto da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mário Povia, rebateu as acusações feitas pela Posidonia Shipping contra servidores, normas e processos da agência. Durante a 439ª reunião ordinária, na última sexta-feira (9), Povia destacou que uma sindicância realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA) não encontrou indícios de irregulares nas condutas dos nomes citados pela empresa. Ele acrescentou que uma auditoria realizada no Sistema de Afretamento da Navegação Marítima e de Apoio (SAMA) não identificou pontos relevantes a serem esclarecidos.

Povia leu durante quase vinte minutos trechos do relatório da comissão do MTPA, cuja apuração decorreu após o Ministério Público Federal em Brasília (MPF-DF) abrir inquérito civil para investigar os atos reportados na ação apresentada pela Posidonia. “Não há indícios de cometimento de infração disciplinar por parte dos servidores”, enfatizou. No inquérito aberto pelo MPF são citados: Rômulo Castelo Branco (gerente de afretamento), Bruno Pinheiro (superintendente de fiscalização), Fernando Fonseca (ex-diretor), Alexandre Gomes de Moura (gerente da fiscalização da navegação), Rafael Duarte Ferreira da Silva (unidade regional de Recife) e do próprio Mário Povia.

Leia a matéria completa neste link.

Comemoração do Dia Marítimo Mundial

Dia  de Outubro foi comemorado no CIABA, em Belém, o dia Marítimo Mundial. Nessa ocasião o CLC Alvaro Almeida Junior, Presidente do Centro dos Capitães, proferiu palestra aos alunos das 3 turmas do CIABA a qual foi presidida pelo Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho e contou com o comparecimento do Capitão-de-Mar-e-Guerra Marcelo Baptista Santos, Comandante de OMs,professores, representantes da Comunidade Marítima.

 

Comemoração na Praça Mauá


    Dia 28 de setembro celebra-se o dia Marítimo 
Mundial.  Este ano a comemoração aconteceu na Praça Mauá, que recebeu este nome em homenagem ao patrono da Marinha Mercante Brasileira, o Barão de Mauá. Na ocasião, vários tripulantes de Navios Mercantes foram homenageados com a Medalha do Mérito Marítimo, recém-criada pela Marinha do Brasil.  Agradecemos ao Exmo Sr. Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, Comandante da Marinha, ao Exmo. Sr. Almirante-de-Esquadra Leonardo Puntel,Diretor Geral de Navegação e ao Exmo Sr. Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, Diretor de Portos e Costas, pela realização do almejado pleito do Centro dos Capitães.