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Controle de Tráfego Marítimo de Vitória é integrado ao Porto Sem Papel

Postado 2018/05/07

Fonte: Portos e Navios

 

Mais uma vez o Porto de Vitória avança na tecnologia e modernização. O Sistema de Informação e Gerenciamento de Tráfego de embarcações de Vitória (VTMIS) é o primeiro do Brasil a se integrar ao Projeto Porto Sem Papel (PSP), do Ministério dos Transportes. O PSP é um sistema de informação que elimina formulários em papel, proporcionando um único documento eletrônico (DUV) em tempo real.

Com a integração do VTMIS ao PSP, a programação de atracação e desatracação facilita o gerenciamento de movimentação das embarcações dentro da área de responsabilidade da Codesa. Ainda agiliza a operação e melhora a produtividade.

O coordenador do VTS e controlador responsável pelo sistema do Porto de Vitória, Agostinho Sobral, destaca a importância dessa integração: "Com esse passo, a eficiência e a produtividade no Porto de Vitória serão bem maiores. Estamos felizes com mais este avanço". 

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Antaq reúne-se com CNI e entidades setoriais para discutir temas afetos ao comércio exterior nos portos

Postado 2018/05/02

Fonte: Portos e Navios

 

Em reunião da Diretoria Colegiada do dia 19/04, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq decidiu por promover audiência e consulta públicas dadas ás divergências e antagonismos marcados em todas as manifestações dos agentes do setor sobre o escaneamento de contêineres.

Na primeira quinzena de abril, dando continuidade aos trabalhos da Agenda Positiva, a Antaq se reuniu com representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e de entidades empresariais, para discutir temas normativos e operacionais afetos ao comércio exterior em portos brasileiros.

Dentre os principais pontos debatidos, merece destaque a cobrança da inspeção não invasiva (escaneamento) de contêineres por concessionários em portos brasileiros.

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Posidonia nega vínculo com servidores e ex-servidores da Antaq

Postado 2018/04/27

Fonte: Portos e Navios

 

A Posidonia Shipping negou qualquer vínculo da companhia com servidores ou ex-servidores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Em nota, a empresa de navegação carioca repudiou o uso do nome da empresa no posicionamento da Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais (ANER) e considerou que este teve “fins duvidosos”. 

Em carta encaminhada aos senadores nesta semana, a associação se manifestou contra a volta do ex-diretor geral à Antaq e apontou que Tokarski estaria tentando beneficiar as empresas Posidonia e Zemax Log, que denunciaram um suposto esquema dentro da agência que, na prática, protegeria empresas de cabotagem concorrentes delas. A ANER apontou que o ex-diretor nomeou como sua assessora direta Auxiliadora Borges do Rego que, até março deste ano, assumiu na Antaq o cargo de gerente de autorização de navegação. De acordo com a carta, Auxiliadora está em quarentena e apresenta-se na Antaq como consultora das empresas de afretamento Zemax Log e Posidonia.

Entre os que defendem a volta de Tokarski, o entendimento é que existe uma relação de proximidade e amizade entre o presidente da ANER, Tiago Botelho, e o atual diretor geral Mário Povia. “Foi um arranjo para constranger a entrada do Adalberto Tokarski na sabatina. Estão instrumentalizando as instituições e aparelhando a Antaq”, comentou uma fonte que prefere não ser identificada. Dentro da agência, porém, também há aqueles que acreditam que será possível encontrar um equilíbrio e apaziguar a relação entre os que são contrários e a favor da volta do ex-diretor geral.

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Com investimento de R$ 590 milhões, porto em Aracruz vai gerar mais de mil empregos

Postado 2018/04/20

Fonte: Portos e Navios

 

Mais de mil empregos em um porto de Aracruz. Esta é a quantidade de vagas que a Imetame Logística Porto vai fornecer ao Espírito Santo. Na fase de implantação serão gerados 350 empregos diretos, com pico de 650. Já durante a operação, a previsão é de sejam gerados 640 empregos diretos, com pico de 1.100.

Na manhã desta quinta-feira (19), o governador Paulo Hartung assinou a nova licença de instalação, que foi expedida devido a uma alteração do projeto do terminal industrial, realizado pela empresa. O Porto tem apoio do Governo do Estado por meio do programa de incentivo ao desenvolvimento Invest-ES. O investimento inicial é de aproximadamente R$ 590 milhões.

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Custos com combustíveis marítimos dispararão 25% a partir de 2020

Postado 2018/04/14

Fonte: Portos e Navios

 

De acordo com a mais recente análise da consultora Wood Mackenzie, os custos das transportadoras marítimas com os combustíveis dispararão exponencialmente a partir de 2020 (cerca de mais 25%), ano em que estão previstos novos limites máximos relativos à emissão de gases poluentes por parte das embarcações. Estima-se que essa subida seja na ordem dos 24 mil milhões de dólares.

Custos adicionais com combustíveis poderão disparar a partir de 2020.

Segundo explica o estudo da firma de Edimburgo, os custos com os combustíveis subirão acentuadamente devido às novas regulamentações (principalmente a que se prende com o limite de 0,5% na emissão de NOx) impostas pela Organização Marítima Internacional (IMO). Os navios que instalarem scrubbers poderão continuar recorrer ao tradicional combustível, mas a grande maioria, aponta, não instalará atempadamente a tecnologia, de modo a respeitar os limites de 2020.

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Início das Operações da Ocean Network Express

Postado 2018/04/03

Fonte: Portos e Navios

 

A Ocean Network Express Pte. Ltd. (ONE) comunica o início de suas operações no transporte marítimo global de carga em contêineres em 1º de abril.

A ONE é o resultado da integração das operações de transporte de carga em contêineres dos três armadores japoneses: Kawasaki Kisen Kaisha, Ltd (“K” Line), Mitsui O.S.K. Lines Ltd (MOL) e a Nippon Yusen Kabushiki Kaisha (NYK). A nova empresa busca atender às necessidade dos clientes com a prestação de serviços competitivos e de alta qualidade, através da consolidação e aprimoramento das estruturas de serviços de cobertura global outrora oferecida pelas três empresas.

A integração ainda possibilita que a ONE incorpore as melhores práticas das três companhias, além da vantagem de ter uma frota combinada com um total de 1.440.000 TEU. Por meio de uma organização mundial de alto nível, globalmente conectada, a ONE oferece 85 serviços e uma rede capaz de interligar mais de 200 dos maiores portos em todo mundo.

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Novas prioridades representam menos de 5% do total concedido pelo FMM na última reunião

Postado 2018/04/02

Fonte: Portos e Navios

 

As novas prioridades aprovadas na 37ª reunião ordinária do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM), realizada no último dia 22 de março, somam R$ 242,4 milhões. O valor representa menos de 5% do montante de R$ 4,95 bilhões destinados ao financiamento de projetos da construção naval. De acordo com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA), os demais R$ 4,7 bilhões são referentes a suplementações de recursos aprovados em reuniões anteriores.
Entre as novidades, a Dock Brasil recebeu prioridade de R$ 178 milhões para construção de um estaleiro de reparos no município de São Gonçalo (RJ). A Baru Offshore obteve prioridade para construção dois rebocadores azimutais, no valor total de R$ 53,2 milhões, a serem construídos no estaleiro ETP (RJ). Já a Norskan Offshore conseguiu prioridade de R$ 11,2 milhões para  modernização dos AHTS (manuseio de âncoras) Skandi Angra e Skandi Paraty, com objetivo de possibilitar operação com ROV, veículo subaquático controlado remotamente. A validade dessas três prioridades é de 450 dias.

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Projeto que proíbe embarque de cargas vivas no Porto de Santos é aprovado e segue para sanção

Postado 2018/03/28

Fonte: Portos e Navios

 

O projeto de lei que proíbe o embarque e exportação de cargas vivas pelo Porto de Santos, no litoral de São Paulo, foi aprovado em segunda discussão durante a sessão na Câmara Municipal nesta segunda-feira (26). Após a primeira dicussão, foram adicionadas cinco emendas ao projeto de lei complementar.

O projeto é do vereador Benedito Furtado (PSB), que também é presidente da Frente Parlamentar Regional do Bem Estar Animal. De acordo com ele, após a discussão da Câmara, realizada na última sexta-feira (23), alguns vereadores e a própria população solicitaram que ele fizesse alguns ajustes para atender as demandas da cidade.

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TCU vai 'segurar' decisão sobre decreto dos portos

Postado 2018/03/27

Fonte: Portos e Navios

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) pretende aguardar o desfecho do inquérito que investiga a relação entre o presidente Michel Temer e os terminais portuários para se manifestar sobre a legalidade do decreto que alterou as regras do setor. Até lá, várias empresas ficarão impedidas de ajustar seus contratos à nova legislação e, consequentemente, de tirar do papel investimentos estimados em R$ 13 bilhões.

A justificativa é a preocupação do TCU em não contaminar o ambiente político, sobretudo diante das crescentes especulações sobre uma suposta nova denúncia contra o presidente da República. Temer é suspeito de ter atuado para beneficiar empresas do setor com a elaboração do decreto 9.048/17, publicado em 10 de maio do ano passado.

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Porto de Santos registra recorde bimestral

Postado 2018/03/23

Fonte: Portos e Navios

 

A movimentação de cargas através do complexo portuário santista no primeiro bimestre de 2018 atingiu 18.672.567t, superando em 9,6% o verificado em igual período do ano passado e estabelecendo novo recorde para o acumulado. O mês de fevereiro manteve praticamente o mesmo desempenho apresentado no ano anterior, representando a segunda maior marca dentre os meses de fevereiro, ligeiramente ultrapassada em 0,004% pelo apurado em 2017.

Na movimentação mensal, o destaque fica com as exportações, que cresceram 0,8%, totalizando 6.908.215t, garantindo o desempenho do total em fevereiro, em razão da queda de 2,0% nas descargas.

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